menu

18 de abril de 2011

Escrivaninha Bossa é Selecionada na Primeira Etapa do Salão Design 2011

Criada pela Designer Alessandra Delgado, escrivaninha Bossa também foi selecionada para integrar o mix da Carbono Design




Uma das principais vitrines do setor moveleiro, o Salão Design tem o objetivo de integrar a criatividade e a inovação tecnológica por meio do design e destacar a capacidade e o talento de profissionais, estudantes e indústria. 

Entre as peças selecionadas na primeira etapa desta 15ª edição, na categoria Indústria: Móveis Residenciais está a escrivaninha Bossa, criada pela Designer Alessandra Delgado em homenagem a Joaquim Tenreiro – o pai do mobiliário moderno brasileiro. Com um desenho simples, de linhas retas harmoniosas e refinadas, a peça possui um design leve e arejado. Na parte da frente, há uma gaveta, que vista por trás passa despercebida. Esta peça foi selecionada pelo Arquiteto e Designer Maurício Arruda para integrar a ColeçãoCarbono 2011, no novo showroom da grife recém inaugurado na Vila Madalena.

Nesta primeira etapa do Salão Design 2011 foram avaliados 1057 projetos de estudantes, profissionais e empresas de 19 estados brasileiros, além de Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, México, Panamá, Peru, Portugal, Romênia, Uruguai, Venezuela. Os classificados deverão enviar modelos ou protótipos em escala natural, que serão objeto da avaliação final nos dias 29 e 30 de junho.
O júri que selecionou os finalistas é composto pelo argentino Eduardo Naso, professor titular de Desenho Industrial na Faculdade de Belas Artes da Universidade Nacional de La Plata e da pós-graduação em Design de Mobiliário na Faculdade de Arquitetura, Design e Urbanismo da Universidade de Buenos Aires; pelo arquiteto e urbanista Leonardo Lattavo, mestre em Arquitetura na University College of London, do Rio de Janeiro; pela jornalista e crítica de design Maria Helena Estrada, editora da revista Arc Design, de São Paulo; pelo designer gaúcho Dabiel Camera; e por Renata Rubim, designer de superfícies e consultora de cores, de Porto Alegre.
Os finalistas participarão de uma exposição durante a Casa Brasil 2011, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS), de 2 a 6 de agosto de 2011.
Saiba mais sobre a Designer Alessandra Delgado

Alessandra Delgado Tavares é arquiteta formada pela FAU-USP e designer de móveis desde 1997. Em 1999 fundou a empresa Girona Design.

Foi premiada em primeiro lugar no SALÃO DESIGN MÓVELSUL, em 2000, pela criação da linha de jantar SERATA, com júri composto por nomes como Sérgio Rodrigues. Em 2005, foi finalista do prêmio VIA DESIGN, com o buffet GARDA. Em 2010 foi finalista da 24ª edição Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, com a linha Aparas. Selecionada entre os 538 produtos inscritos, a peça foi avaliada durante a primeira fase pelo júri, na categoria "Mobiliário", seguindo para a etapa final. Em 2011 participou pela primeira vez da Abup Móvel Show e uma de suas peças, a escrivaninha Bossa, foi selecionada para a etapa final do Salão Design, na categoria Indústria – Móveis Residenciais. 

Como meio de pesquisa e fonte de inspiração para suas criações, Alessandra utiliza referências da Bauhaus e estuda os grandes mestres do design do século XX: “é um design limpo, funcional e que, por ter muita personalidade, se tornou atemporal”, como o estilo da poltrona Barcelona, desenho de Mies Van Der Roe da década de 20, que continua linda e atual. 

Com traços geométricos de referências modernistas fortes, típicos da arquitetura, para Alessandra, a beleza é fundamental, mas nunca deve estar dissociada da funcionalidade do objeto. “Cada produto tem uma história para contar e deve ter sua própria personalidade”, diz. Em cada móvel ele pretende levar para as casas das pessoas o prazer de ter algo bonito, funcional em seus ambientes. “Um design atemporal, que permaneça interessante sempre”, destaca.

Seus móveis podem ser encontrados em lojas conceituadas como a Carbono (escrivaninha Bossa), Marchê Art De Vie (estante Mondrian) e Básica Home (Salvador). Alessandra também faz parcerias com outros designers renomados como: Marcus Ferreira, Maurício Arruda – cuja linha José é fabricada pela Girona estará à venda em New York a partir de julho – e Amélia Tarozzo, produzindo suas criações. 

A Girona Design (nome em homenagem a uma charmosa cidade do norte da Espanha) tem em seu DNA a produção de peças focadas no prazer estético, funcionalidade, qualidade de acabamento e, sobretudo, da criatividade. 

Showroom: Rua Guaipá, 569 - Vila Leopoldina / São Paulo - SP - Tel.: (11) 3836-4615 / 3831-3719

www.gironadesign.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...