menu

14 de fevereiro de 2011

Design Assinado

Móveis com design assinado dão um toque a mais de charme e beleza para o seu projeto, além de terem sido produzidos cuidadosamente para proporcionar conforto, eles ainda possuem um design exclusivo da marca, o que valoriza ainda mais a decoração.Um móvel assinado também pode ser um bom investimento, quando se opta por uma criação valorizada. Há um interesse crescente no mundo pelo design brasileiro. No Brasil, a partir da década de noventa o ganhou relevância, e no mercado da decoração cresce em proporções geométricas: a arte passa a fazer parte do cotidiano do cidadão comum.

Alessandra Delgado arquiteta formada pela USP, assina a criação da Girana Design. Foi vencedora do Salão Design MOVELSUL em 2000 com a linha de jantar SERATA e finalista do prêmio VIA DESIGN 2005 com o buffet GARD. “Acredito que o móvel assinado é como um quadro, mesmo que não seja peça única. Tem um estilo próprio que encanta quem opta por comprá-lo, é um casamento do dedo certo com o anel certo”, diz Alessandra.

O móvel assinado traz ao ambiente personalidade, ou seja, também é sinal de status e diferenciação do proprietário, pois soube “identificar” o valor de um produto diferenciado e sua casa não será como nenhuma outra. “Depois das artes plásticas, os colecionadores de fora agora se voltam para o design”, considera o colecionador João Pedrosa. Um exemplo dado por ele é a cadeira Tripé, um ícone do trabalho de Joaquim Tenreiro, arrematada por US$ 54 mil na Sotheby’s (casa de leilões norte-americana).
O que se observa hoje, por exemplo, uma ‘febre do vintage’, tanto no mercado externo quanto no interno. Ter um móvel assinado dos anos 40 aos 70 tornou-se sinal de status. Entretanto, é fundamental verificar o número de cada peça (atestado de autenticação), já que a produção de peças seriadas (copiadas) é muito comum e coloca em risco o investimento feito.

Quanto às peças atuais, o melhor mesmo é dar preferência às peças assinadas por Designers premiados e de comprovada atuação no mercado. A aposta em novos talentos e em peças de qualidade é, sem dúvida, um excelente investimento.
As empresas do APL Movelaria Paulista já atuam em parceria com Designers na criação das suas peças, um exemplo foi a recente premiação dos produtos em importante eventos do setor. Um eemplo foi a seleção do Banco Sinuoso, criado pelo Arquiteto Augusto Citrângulo e produzido pela Príncipe Marcenaria, e da Cadeira Ginga, criada por Camila Fix e Daniela Asdente e produzida pela Tirmis Marcenaria na 7ª Mostra Design & Natureza. Outro destaque foi a premiação do Aparador Rack, criado por Nagib Orro (primeiro colocado na Categoria Profissional) e do Cavalete Clint, criado por Alessandro Papi e Leandro Ota (Menção Honrosa na Categoria Profissional, ambos produzidos pela Kanan e vencedores do Prêmio EcoLeo de Design mostram que estão antenadas com conceitos de sustentabilidade.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...